Foto: Reprodução
Pouca gente que acompanhou o debate entre os presidenciáveis, quinta à noite, na Globo, sabia que a intérprete de Libras era santa-mariense. Trata-se da professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Anie Goularte Gomes.
A professora conta que já trabalhou em projetos para o Ministério da Educação e o convite partiu de uma empresa contratada pela Globo.
- Trabalhei em alguns projetos no Rio de Janeiro que eram para o Ministério da Educação e a gente vai conhecendo mais intérpretes. Nesta época de debates, a Globo contratou uma empresa e eles lembraram de alguns materiais que eu já tinha feito. Veio o convite e passei a semana no Rio de Janeiro - diz a professora.
: : Leia mais notícias sobre as Eleições 2018 : :
Foi a primeira vez que a Rede Globo transmitiu um debate entre candidatos à presidência da República com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais.
- Foi uma experiência muito legal. É ao vivo e não da tempo de refazer nada. Porém, a nossa maior preocupação é a inteligibilidade da informação para a comunidade surda. Fiquei muito feliz por ter recebido comentários positivos em relação à tradução e também poder viver esse momento político - conta Anie.
ÚLTIMA OPORTUNIDADE
O debate entre presidenciáveis, promovido pela Rede Globo, foi a última oportunidade dos eleitores conhecerem as propostas e ideias dos candidatos à presidência da República. Jair Bolsonaro (PSL) foi o único convidado que não compareceu, devido a orientações médicas.